Valuation – Avaliação de Empresas: o que você precisa saber
É provável que você já tenha escutado o termo Valuation ou visto alguma notícia sobre uma empresa que foi avaliada em milhões de reais, certo?
Preparamos esse artigo com algumas coisas que você precisa saber sobre o tema e como ele é importante para a sua empresa. Vamos lá!
O que é Avaliação de Empresas (Valuation)?
Valuation é o termo em inglês com origem na palavra value, que significa valor. Assim, Valuation denomina o processo de Avaliação de Empresas, sendo uma área muito importante no mundo das finanças para conhecer quanto vale um negócio. Faz sentido, não é mesmo?
Vale ressaltar que há quem use o termo Valuation para arbitrar o valor de outros ativos, financeiros ou reais, como é o caso de imóveis, de ações ou sw dívidas, por exemplo.
Logo, o Valuation ou a Avaliação de Empresas é o cálculo para estimar o valor de um negócio ou de uma empresa através de métodos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento daquele negócio. Por ser uma projeção, seu valor é aproximado e pode variar conforme as diversas formas de cálculo, as premissas, as percepções usadas e os responsáveis pela avaliação.
O Valuation ajuda na tomada de decisões e contribui para o gestor da empresa:
- Saber o potencial do negócio;
- Saber se o negócio está destruindo ou gerando valor;
- Planejar o futuro com uma visão de geração de valor;
- O volume de investimento necessário para o negócio decolar;
- A hora certa de vender o negócio;
Qual a importância do Valuation?
O Valuation serve para determinar o valor justo de uma empresa, fundamental para uma negociação de compra e de venda. Assim, o empresário poderá avaliar se uma proposta oferecida está compatível quando surgir a oportunidade de venda, não é mesmo?
Os valores acima do valor justo podem afastar interessados, já os valores muito baixos podem significar prejuízo. Com o Valuation, é possível encontrar o valor mais próximo da realidade, além de alinhar as expectativas de valor com base em dados.
No caso de compradores, o Valuation serve para entender como o negócio se configura e o motivo por trás do preço, o que auxilia na tomada de decisões e evita as armadilhas. Faz sentido, não é mesmo?
Porém, a avaliação de empresas não se limita apenas a momentos de compra e de venda. Saber o valor da empresa é fundamental para qualquer empreendedor que deseja uma gestão mais completa.
Ao fazer a avaliação, é preciso realizar análises financeiras completas da empresa e do ambiente no qual ela está inserida. Isso permite encontrar erros, falhas e desperdícios, além de entender a posição da empresa frente aos concorrentes, analisar cenários, identificar oportunidades e ameaças, evidenciar problemas e corrigir processos. Além disso, com tudo isso em mãos, é possível fazer um controle financeiro muito mais eficaz, sabendo como realizar investimentos e quando é a hora de se arriscar em novos negócios.
Com esse panorama e conhecendo a situação da empresa, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas para criar estratégicas mais eficazes. A consequência disso tudo: resultados muito melhores, já que você conhecerá sua empresa por uma perspectiva muito completa.
Além disso, ao fazer uma avaliação periódica, é possível comparar dados com números anteriores, avaliar o desempenho da empresa e o resultado de decisões anteriores, como também, comparar com outras empresas.
Quer saber mais sobre Valuation? Acesse nosso artigo com mais explicações: https://controle-rs.com.br/valuation-razoes-para-fazer-um/
Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858