Inventario Físico de Bens
De forma direta e sucinta, inventário pode ser definido como uma pesquisa ou registro documentado de uma relação dos bens e sua localização. Um exemplo simples é um levantamento físico de bens móveis e imóveis, e o inventário dos mesmos seria uma planilha onde constam todos os tipos de bens, por classe, conta patrimonial, localização, centros de custos, código, nº Plaqueta de identificação, descrição completa, marca, modelo, fornecedor e dados gerais de aquisição.
Ativos são os bens corpóreos ou não e que pertencem a uma organização. Pense não somente em pequenas empresas, mas também em grandes empreendimentos que possuam um volume variado de ativos. O controle de todos os bens da empresa feito por empresa especializada é de suma importância para o bom gerenciamento dos negócios para os Gestores, não somente para fins legais e contábeis, mas também por segurança.
Do ponto de vista de gestão é interessante ter o controle de todos os bens e fazer avaliações periódicas sobre características de determinados ativos. Mesmo que alguns bens não tenham um uso constante, eles estarão contabilizados contabilmente e suas depreciações estão sendo aplicadas e, se for necessário, haverá a referente baixa contábil. Da mesma maneira, de forma legal e fiscal serão feitos as atribuições necessárias e os registros das mesmas de forma eficiente.
Resume-se então que, um inventário de ativos bem realizado, tem como papel fundamental manter registros atualizados dos bens para os gestores poderem focar suas estratégias na geração de valor para as companhias, além de garantir um controle sobre os mesmos, evitando furtos, depreciações incorretas e, também, prover os gestores de informações fidedignas para o bom gerenciamento tanto dos centros de custos quanto da real necessidade de investimentos a realizar.
Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066.4808 ou (11) 9711-4010