Trabalhe conosco Primeira empresa do ramo certificada com a ISO 9001:2015 Trabalhe conosco

Para que serve o Laudo de Avaliação Patrimonial?

2 de dezembro de 2019 | Tags:

O laudo de avaliação patrimonial é um documento que deve ser realizado por uma empresa especializada, com equipe técnica multidisciplinar composta por engenheiros, economistas, entre outros profissionais. O serviço de avaliação patrimonial dos ativos de uma empresa  tem como resultado final o Laudo de Avaliação Patrimonial, que propicia sustentação para diversas operações, entre elas podemos citar:

Avaliação para Fins de Financiamento e Garantia Bancária:

Nesse caso o laudo de avaliação patrimonial dará suporte para a operação de financiamento comprovando para instituição bancária o valor real dos bens oferecidos em garantia. Os bancos, para que possam retomar a injeção de recursos financeiros nas empresas, estão cada vez mais exigindo garantias, sejam ela de imóveis (terrenos, ou prédios), máquinas, veículos, entre outras. Qualquer BEM que venha a ser disponibilizado para garantia bancária, requer uma avaliação técnica, embasada em laudos técnicos, utilizando o critério da similaridade principalmente quando falamos de bens usados que serão colocados como garantidores.

Contábil:

A avaliação patrimonial para fins contábeis tem como objetivo fornecer um laudo de avaliação que dê suporte à legislação Lei 11.638/07 e pronunciamentos técnicos CPC01, CPC27, ICPC10 entre outros (determinação da vida útil econômica do bem, valor residual e Impairment test). É extremamente importante que todas as empresas se adequem às normas contábeis.

Operação Comercial (compra/venda/locação):

O laudo de bens imóveis é realizado mediante alguns procedimentos técnicos a fim de, entre outros objetivos, determinar o seu valor de mercado. Entretanto, também é comum a avaliação de máquinas, equipamentos, veículos envolvidos em transações comerciais.

Seguro:

O laudo para seguro tem a finalidade de dar suporte para a empresa na contratação do seguro adequado, evitando que se pague uma quantia acima do necessário devido a contratação de um valor superestimado dos bens.

Open chat
Powered by