Balanço patrimonial: por que minha empresa precisa fazer?
Você já ouviu falar em Balanço Patrimonial? Ele é um importante levantamento que auxilia as empresas de todos os tamanhos em sua gestão.
Imprescindível, faz parte da contabilidade. Também serve de apoio para que todo negócio possa melhorar sua tomada de decisão e a administração financeira.
O Balanço Patrimonial é nada mais que uma demonstração contábil. Ele apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa de forma qualitativa e quantitativa em um determinado período de tempo.
- O que é Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial faz parte de toda empresa. Assim como o nome sugere, procura estabelecer uma verificação do equilíbrio (um balanço) entre o que a empresa tem e o que ela “deve”, digamos assim.
Nesse dever estão dívidas e obrigações fiscais comuns do dia a dia do negócio. No entanto, se a empresa não estiver de olho no quanto isso anda equilibrado, é provável que se desregule financeiramente. Ao acabar contraindo mais dívidas do que arrecadando, por exemplo, compromete seu futuro.
Se ela tem um quadro difícil, pode analisar quais bens possui e liquidar algum deles para quitar ou então até mesmo para investir em crescimento.
Contudo, é importante ressaltar que nem só o que ela lucra entra no balanço. Ali devem constar também todas as suas posses, que compõem o patrimônio em si.
Desse modo, ele é muito mais que um simples controle de fluxo de caixa. Embora esse último seja importante, não engloba todas as coisas que a empresa detém.
É por isso que o Balanço Patrimonial é muito mais completo. Ele ajuda a empresa na visão da real situação geral em que se encontra.
- Para que serve um balanço patrimonial?
Além de ser uma obrigação prevista pelo Código Civil para grande parte das empresas, tal levantamento é de extrema utilidade.
Mesmo que sua empresa seja pequena, o balanço ajuda a enxergar com mais clareza, precisão e transparência a situação financeira dela. Isso garante melhores condições para gerenciar um negócio.
O Balanço Patrimonial tem como principal função fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período.
E esse balanço é feito geralmente sobre o período de 1 ano. Ele é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um controle do patrimônio eficiente.
A partir do relatório é possível visualizar com clareza as entradas e saídas de dinheiro, dessa forma:
- Indicando o momento da empresa;
- Identificando a capacidade de endividamento, lucratividade, crescimento e investimentos;
- Facilitando a tomada de decisões e criação de planos certeiros baseados em dados.
Saiba mais sobre Balanço Patrimonial. Acesse nossos posts: Métodos para Análise Gerencial de Balanços Patrimoniais e Análise Gerencial de Balanços Patrimoniais
Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858