Teste de Impairment (Teste de Recuperabilidade)
O Teste de Impairment (Teste de Recuperabilidade) é uma das etapas para realização da Gestão Patrimonial, a qual é fundamental para saber a quantidade e o valor dos ativos (bens e direitos) e passivos (dívidas e obrigações) da empresa, bem como se o patrimônio acumulado está em ascensão ou declínio.
Impairment tem a ver com deterioração do ativo, portanto, tem tudo a ver com o Gerenciamento do Patrimônio.
- O que é Teste de Impairment?
A palavra Impairment (de língua inglesa) significa deterioração, podemos entender que o Teste de Impairment busca avaliar se os ativos da empresa estão desvalorizados. A desvalorização como princípio de contabilidade descreve uma redução permanente no valor do ativo de uma empresa, normalmente um ativo fixo (conhecido também por Ativo Imobilizado ou Não Circulante).
Ao realizar o Teste de Impairment (também conhecido por Teste de Recuperabilidade) busca-se assegurar que o valor contábil registrado de um ativo seja recuperável pela capacidade de gerar receita (dinheiro) pela sua venda ou pelo uso. Em outras palavras, mede se um item do Balanço Patrimonial (BP) vale o montante indicado no próprio BP.
Tecnicamente, Teste de Impairment trata da redução do valor recuperável de ativos. Na prática, significa que empresas deverão periodicamente avaliar os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no BP. O teste atende às Normas Contábeis Brasileiras (CPC 01).
- Qual é a importância do Teste de Recuperabilidade?
Realizar o Teste de Impairment é saber o valor real líquido de realização de um ativo. Dentre os aspectos positivos do Teste de Recuperabilidade, citamos ainda:
-> Evita que um ativo esteja registrado por um valor maior que o valor recuperável.
-> Verifica se o ativo não está desvalorizado em relação ao valor real (lembrando que um ativo estará desvalorizado caso o valor contábil registrado seja maior que o valor recuperável, por venda ou por uso).
-> Verifica se a empresa está fazendo investimentos sólidos em ativos físicos ou se está pagando mais por um ativo do que realmente deveria.
Além disso, temos que lembrar do Goodwill (conjunto de características, qualidades e diferenciais de uma empresa que demonstram sua capacidade de gerar lucro. Características que compõem o Goodwill são: marcas registradas, credibilidade de mercado etc). O goodwill pode representar uma grande parte do valor da empresa ou patrimônio líquido. Se uma empresa não testar a recuperabilidade do goodwill, pode exagerar seu valor ou patrimônio líquido.
Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858