A Marca pode ser definida como identidade da empresa, representando um dos principais ativos intangíveis. Através da Marca o cliente associa o produto ao fabricante e a diferencia dos concorrentes.
O valor da Marca, não pode ser medido somente pelos ativos operacionais registrados na contabilidade. O valor real de um negócio é sim, a sua capacidade de gerar a riqueza ao longo de sua existência!
Existem atividades onde a Marca representa o principal potencial de geração de caixa e consequente o valor justo do negócio. Assim, é interessante fazer uma avaliação da Marca registrada através da análise do potencial de geração de caixa do negócio avaliado.
Deve-se atentar para uma questão de suma importância quando se busca avaliar uma Marca. Como a Marca é um dos ativos intangíveis existentes na organização, o analista deve ter uma base forte de dados e valores que são: – Valor Econômico Gerado; – Valor dos ativos operacionais atualizados para que possa calcular corretamente o valor da Marca pela metodologia do FCD – Fluxo de Caixa Descontado, que é a metodologia mais aplicada e reconhecida pelo mercado atualmente.