Trabalhe conosco Primeira empresa do ramo certificada com a ISO 9001:2015 Trabalhe conosco

Qual a importância de inovar na sua empresa?

16 de agosto de 2022 | Tags:
Qual a importância de inovar na sua empresa?

O mundo dos negócios sempre foi e sempre será conhecido como um meio complexo e dinâmico, cujas alterações podem comprometer ou favorecer aqueles que estão inseridos nele. Desse modo, um grande desafio para as empresas atualmente (em especial as menores) é a inovação. Inovar pode ser a chave para o sucesso em uma empresa de pequeno porte.
Na verdade, esse discurso de que a inovação é importante e bem presente na fala de diversos administradores e empreendedores. No entanto, poucos respondem a uma pergunta simples: o que é, de fato, inovação?
O Guia Valor Econômico de Inovação das Empresas define o conceito de inovação da seguinte forma: “É uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para a organização e para o mercado e que, aplicada na prática, traz resultados econômicos para a empresa”. Ou seja, basicamente, inovar é pensar em modos de melhorar o desempenho da empresa, seja lançando novos produtos ou mesmo otimizando os processos gerenciais ou de produção. E, como diz a definição acima, a inovação, apesar do nome, não precisa ser revolucionária. Por vezes, iniciativas simples podem ser muito eficazes.
Os diferentes tipos de inovação
Inovar, portanto, é essencial para manter a competitividade de uma empresa em qualquer ramo. E, como já dito anteriormente, a inovação pode acontecer de diversas formas. Assim, pode-se classificar os diferentes tipos de inovação, segundo o setor do funcionamento da empresa que ela tem como alvo.

  • Inovação de produtos e serviços:é o tipo mais “clássico” de inovação. É nesse tipo que a maioria das pessoas pensa quando pensa em “inovação”. é também o modo mais “difícil” de inovar, porque exige mais trabalho, tanto físico quanto mental. Trata-se do desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, diferentes e melhores do que os já existentes no mercado. Esse é o tipo de iniciativa “revolucionária” visto anteriormente na definição de inovação.
  • Inovação de processos: um dos tipos de inovação mais eficazes. É relativamente simples e seus efeitos são altos se comparados com sua dificuldade de implantação. Esse modo de inovar é capaz de gerar reduções significativas de custos e aumentos importantes de receita. Em resumo, esse tipo diz respeito ao desenvolvimento de novos modos de fabricação de produtos ou novos métodos de relacionamento com o cliente e de se prestar serviços. A inovação em processos pode ser altamente influenciada pela tecnologia.
  • Inovação em gestão: também é um tipo de iniciativa que faz enorme diferença. Uma empresa é composta por uma equipe, que precisa estar em sincronia e trabalhar em prol do sucesso econômico. O líder é aquele que inspira a equipe e garante que ela se mova a favor do negócio. Ter um gestão experiente, dinâmica e pró-ativa também é inovar. Embora pareça algo simples (e de fato não é tão complexo assim), isso não está presente em várias empresas, especialmente as menores.

A diferenciação de sua empresa
Existem muitas empresas. Em muitos ramos. Encontrar um ramo em que não exista nenhuma empresa é muito difícil. Dessa forma, é importante garantir uma posição em meio a outros do seu ramo. É aí que a inovação entra. Ter um diferencial é o que fará sua empresa ser lembrada em meio a tantos outros nomes. Nesse ponto, a inovação de produtos e serviços é a com resultados mais imediatos. Lançar um novo produto ou um novo serviço é com certeza um dos modos mais rápidos de se tornar conhecido. Foi assim que grandes empresas, como o Facebook ou a Apple surgiram. Ideias que se transformaram em sucesso. Inovar em produtos e serviços
Se criar um novo produto parece muito complicado, talvez uma alternativa com a mesma rapidez de sucesso seja a inovação de serviços. Esse processo diz respeito à mudança no serviço oferecido; o surgimento de um novo meio de se atender ao cliente ou uma nova especificidade de sua empresa. Temos alguns exemplos de empresas conhecidas que tiveram esse tipo de inovação.

  • Dell Computadores:Mesmo antes da internet, a Dell Computadores trouxe uma grande inovação em seu modelo de negócios que até então não existia em seu ramo. A Dell começou a vender computadores customizados; ou seja, a empresa dava para o cliente a opção de escolher as diversas combinações de funcionalidades, peças e potencialidades do computador que compraria. Desse modo, o cliente comprava um PC feito sob medida. O sucesso foi inevitável. O serviço de customização oferecido pela Dell não existia até então, e fez muita diferença, mesmo quando a escolha das opções era feita através de catálogos impressos. Esse é um grande exemplo da inovação de serviços; a venda de computadores já era um ramo permeado por diversas outras companhias. A Dell não mudou de ramo nem criou outro produto; mas mudou os serviços que oferecia a seus clientes.
  • Uber: um dos maiores exemplos de inovação dos últimos anos, a Uber pegou um mercado já dominado e explorado e o revolucionou. Tanto foi assim que, a partir de um ramo já existente, o do transporte particular, ela criou outro ramo: o do transporte particular por aplicativo. Hoje já existem diversas opções de aplicativos que realizam o mesmo serviço. Mas a pioneiro nesse ramo ainda é a dominante nesse mercado (tanto que os novos appsde transporte já buscam… inovar de alguma forma o transporte por app). Seus serviços de solicitação de motorista, avaliação feita pelos próprios usuários e opção de pagamento diretamente vinculada ao celular e ao cartão de crédito trouxeram uma enorme mudança no transporte no mundo todo.
  • Whatsapp: hoje esse serviço parece tão comum que nos esquecemos que há poucos anos ele não existia. O serviço de trocas de mensagens de texto, imagem e áudio vinculado ao número de telefone modificou profundamente a comunicação no mundo todo. Hoje, o Whatsapp é usado tanto para conversas informais e para marcar os churrascos da família quanto para conversas formais e discussões entre diretores/funcionários/colaboradores de uma empresa. Ele é simplesmente uma ferramenta muito útil e prática. Após seu sucesso, muitos outros aplicativos semelhantes surgiram no mercado, como o Telegram, mas nenhum foi capaz de ultrapassar o pioneiro.

Os exemplos acima são pequenas amostras do que a inovação em serviços pode fazer. Novas ideias, produtos e serviços (se oferecidos da maneira correta) são sempre bem recebidos no mercado. Claro, simplesmente lançar novos produtos a cada semana não vai fazer sua empresa crescer. O lançamento de um novo produto, a aplicação de uma ideia precisa ser planejada. Ideias podem vir à mente num estalo, mas as aplicações delas demandam tempo. E tem custos. Aplicar tudo em um plano mal-pensado, mal elaborado, é no mínimo, imprudente e pode significar falência. Arriscar no mundo dos negócios é importante, mas precisa ser feito de modo racional.
Inovar em gestão
A inovação tem que ocorrer também fora da visão dos clientes. Parte importante de melhorias na produção está relacionada ao ambiente e os métodos ·que os colaboradores se encontram. Deste modo, novos ambientes, modos e responsabilidades atribuídos aos funcionários, podem render bons frutos aplicado de maneira correta.

  • Pieracciani: Ao observar as dificuldades dos consultores de produzirem no ambiente que estavam, onde possuía barulho e diversas distrações, a empresa criou um ambiente chamado “pensódromo”. O local é silencioso e busca deixar os funcionários muito confortáveis. Segundo a empresa, a produtividade aumentou em 30% e os erros decaíram em 35%. Uma simples mudança do ambiente refletiu muito nos números da consultoria.
  • Square: O uso das tecnologias também podem influenciar muito na produção no ambiente de trabalho. A empresa Square se adaptou à um modo denominado “hot desking”. O método consiste no abandono do método convencional de se estabelecer um local fixo dentro do escritório, onde você deveria ficar sentado durante o expediente realizando suas funções, e na adesão de um ambiente mais aberto, com bastante flexibilidade dos móveis e objetos necessários para a execução do trabalho. Tudo isso só é possível graças à internet e os ambientes em nuvem, os quais disponibilizam os arquivos necessários e é possível acessá-los de qualquer lugar. Segundo a empresa, graças a essa mudança a relação entres os funcionários obteve uma grande melhora, já que os diferentes setores comunicavam-se muito mais entre si.

Os ganhos
Um ambiente cheio de mudanças cria-se uma “cultura de inovação”. Um ambiente com esta cultura possibilita uma série de vantagens à empresa. Os colaboradores se sentem muito mais envolvidos implantando novas técnicas, gerando um clima extremamente construtivo. Desse modo, os funcionários estão muito mais preparados para imprevistos e como se relacionar para resolver diversos tipos de problemas.
Inovar também vai além de uma questão de melhorar a produtividade, é uma questão de sobrevivência. Um empreendimento que não inova está fadado ao fracasso. Deve-se estar constantemente ao mercado e suas mudanças; também é necessário antecipar as variáveis e se antecipar, não deixando para inovar somente quando é ultrapassado.
Produtos e serviços novos causam grande impacto nos consumidores. Este impacto está diretamente atrelado a qualidade e a sustentabilidade da inovação. As vendas, mesmo que não seja uma reação imediata, tendem a aumentar, à medida que a imagem da empresa é construída baseada nas formas diferenciadas em que ela se mostra ao mercado.

Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858

Orçamento