Gestão Patrimonial: O que é e qual a sua importância
A Gestão Patrimonial consiste em um serviço no qual profissionais atuam na controladoria, planejamento e administração dos bens, direitos ou passivos de uma empresa.
Ela é responsável por controlar os bens da empresa como máquinas, equipamentos e mobílias, além de monitorar a durabilidade desses itens e avaliar as condições do patrimônio da companhia.
O conjunto desses bens, sejam eles tangíveis (capazes de serem mensurados) como terrenos, imóveis, veículos, máquinas e equipamentos ou intangíveis como marcas e patentes, é chamado de patrimônio.
- Como funciona a gestão patrimonial?
A gestão vai depender principalmente do objetivo da empresa. É preciso identificar todos os bens, incluindo máquinas, imóveis, veículos e todos os ativos.
Quanto mais ativos a empresa tiver, maiores as obrigações e cuidados. Por isso, a gestão patrimonial é responsável por analisar todos os ativos da empresa e com base nisso alcançar os objetivos estratégicos.
Dentre os processos de controle patrimonial estão: o inventário, a avaliação dos ativos, a revisão da vida útil e o cálculo da depreciação.
De maneira geral, é recomendado que todas as empresas façam a gestão patrimonial, principalmente se desejarem se adequar às questões ligadas ao Fisco.
- Qual a importância da gestão patrimonial?
Uma boa gestão permite maior organização e um planejamento orçamentário mais eficiente e objetivo.
Além disso, esse controle patrimonial faz com que sejam evitados gastos ou desperdícios desnecessários, sejam tomadas decisões mais assertivas em relação aos gastos, analisar quanto o negócio realmente vale e controlar custos.
Outra vantagem de contar com uma gestão patrimonial é evitar os problemas fiscais como por exemplo a omissão de receita.
Ficou interessado? Leia também nosso outro artigo sobre o mesmo assunto, clicando aqui.
Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858