Trabalhe conosco Primeira empresa do ramo certificada com a ISO 9001:2015 Trabalhe conosco

Fusões e aquisições: entenda como funciona esse processo

17 de maio de 2022 | Tags:
Fusões e Aquisições

As fusões e aquisições são processos muito importantes no crescimento das empresas, permitindo alcançar mercados cada vez maiores.

Além disso, é uma forma de empresas alcançarem novos públicos, fato que pode gerar um aumento considerável no lucro da companhia.

O que são Fusões e Aquisições?

As fusões e aquisições referem-se à consolidação de uma empresa ou ativos através de vários tipos de transações financeiras com outras empresas. Essas operações permitem que empresas inteiras sejam vendidas, concentradas ou compradas.

De fato, o termo fusões e aquisições é muito comum dentro do mundo corporativo. Ele também pode ser chamado de M&A (advindo do inglês “merges and acquisitions”).

De forma geral, esse processo é visto como uma maneira de enfrentar problemas relacionados ao crescimento de uma empresa em determinado setor.

Além disso, esse é um processo importante quando se pensa na competitividade das empresas, uma vez que duas companhias de um mesmo setor podem se fundir e passar a dominar uma fatia maior de mercado, sendo essa uma importante vantagem competitiva.

Por outro lado, o M&A também pode se referir ao departamento de uma instituição financeira que lida exclusivamente com essas operações.

Sendo assim, esse setor é quem coordena os processos de fusão e aquisição dentro da companhia, buscando eventuais oportunidades para ganhar mercado.

Para que servem?

De fato: no Brasil, a partir dos próximos anos, a expectativa é que o processo de M&A nas empresas se acelere, por conta de uma série de fatores. Portanto, vê-se a importância de se saber se fusões e aquisições são boas ou não.

Sendo assim, dois aspectos são os principais nesse fenômeno: o primeiro deles são as privatizações de empresas estatais; o segundo é o aumento da competitividade internacional a partir de uma maior abertura comercial brasileira.

Além disso, o processo de M&A muitas vezes é motivado por uma série de razões que podem ser benéficas para as companhias.

 

Portanto, ele é visto como uma forma de solucionar questões relacionadas ao aumento da competitividade e oportunidade de crescimento de uma empresa.

Entre seus benefícios, estão a diminuição de custos administrativos, o aumento de tamanho de mercado e um poder de barganha melhor. Tais fatos podem ser determinantes quando se pensa em vantagens competitivas nas empresas.

No Brasil, existe uma autarquia federal responsável por orientar, fiscalizar e prevenir abusos do poder econômico que possa surgir de um processo de M&A: o nome dessa autarquia é CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

 

Quais as modalidades dentro das fusões e aquisições?

Existem três processos possíveis dentro da M&A:

  • Fusões;
  • Aquisições;
  • Oferta Pública.

Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858

Orçamento