Trabalhe conosco Primeira empresa do ramo certificada com a ISO 9001:2015 Trabalhe conosco

Controle Patrimonial: o que é e qual a sua importância?

23 de maio de 2022 | Tags:
Controle Patrimonial

O gestor de uma empresa é responsável por manter a organização em pleno funcionamento. O seu trabalho inclui análise dos processos, acompanhamento de resultados, planejamento e solução de demandas e problemas rotineiros. Nesse contexto, entender o que é controle patrimonial e saber como ele impacta na empresa também é uma das funções primordiais dos gestores.

Com o propósito de ampliar o seu conhecimento sobre o tema, elaboramos este artigo com um panorama sobre o controle patrimonial, trazendo informações conceituais, dados sobre os seus benefícios e dicas que vão ajudar o gestor a garantir a eficiência e o desenvolvimento sustentável do seu negócio. Acompanhe!

·         O que é controle patrimonial?

Muitos gestores enxergam o controle patrimonial como um procedimento burocrático e pouco importante para a estratégia da empresa. Entretanto, esse entendimento superficial não condiz com o papel e a importância do procedimento para a organização.

O controle patrimonial é um processo contábil que permite ao gestor ter em mãos informações atualizadas e relatórios financeiros em consonância com as normas internacionais, garantindo a credibilidade e segurança da empresa, além de contribuir para o seu desenvolvimento. Na prática, o controle patrimonial é um processo de gerenciamento de todo o patrimônio de uma empresa, incluindo nesse rol não só os ativos tangíveis, como também os intangíveis.

São considerados ativos tangíveis todos os bens físicos como terrenos, imóveis, veículos, máquinas e equipamentos. Por sua vez, os bens intangíveis são aqueles que não tem uma forma física, como é o caso de patente sobre desenhos industriais e marcas.

A ausência de um controle patrimonial dificulta significativamente o entendimento do empresário sobre a situação econômica e financeira da sua empresa. Assim, a falta de informação e controle sobre o patrimônio pode levar à depreciação dos bens ou, ainda, fazer com que os gestores tenham gastos desnecessários com impostos, o que dificulta o crescimento do negócio.

·         Qual é a sua importância e benefícios para e empresa?

Realizar um controle de patrimônio garante aos gestores acesso a informações determinantes para o processo de tomada de decisões, reduzindo riscos e incertezas financeiras. Além disso, empresas que realizam a gestão e controle patrimonial ganham credibilidade no seu mercado de atuação, o que aumenta as suas condições de atrair o interesse e atenção de investidores, eliminando também riscos fiscais e tributários.

Todo esse acompanhamento e atualização periódica do patrimônio empresarial traz um conhecimento atualizado sobre depreciações e outros fatores relevantes vinculados ao patrimônio. Mas não é só isso! Ter em mãos dados sempre atualizados e associados com a realidade da organização permite um alinhamento mais correto com a legislação e com possíveis mudanças legislativas, garantindo que a gestão do negócio seja feita de forma mais alinhada com o cenário econômico e financeiro no qual a empresa atua.

Vale destacar que a legislação brasileira obriga as empresas a fazerem o controle patrimonial, registrando-o por meio de demonstrações contábeis. Por isso, considerando a obrigatoriedade do procedimento, os empresários devem enxergá-lo como uma oportunidade para atender às necessidades de gestão do negócio, utilizando as suas informações de maneira estratégica.

Qual é a importância do controle patrimonial para fins tributários?

Um controle patrimonial organizado e realizado conforme os padrões determinados pelos CPC’s (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e alinhados com as regras de depreciação da Receita Federal contribui para que as empresas, que apuram seus tributos com base no Lucro Real, possam ter tranquilidade no aproveitamento das despesas de depreciação que reduzem a base de cálculo na apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.

O aproveitamento das despesas de depreciação e amortização na apuração tributária, quando não realizada de forma organizada, geram insegurança e possíveis prejuízos em uma eventual fiscalização.

Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858

Orçamento