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Laudo de Avaliação para Seguro Patrimonial: maior segurança em caso de Sinistro!

4 de outubro de 2022 | Tags:,
Laudo de Avaliação para Seguro Patrimonial. Maior segurança em caso de Sinistro!

Laudo de Avaliação de Ativos, mais segurança no caso de sinistro!

Na maioria das empresas, seja qual seu segmento, na hora da contratação de um seguro patrimonial, pode incorrer em erros cruciais!

  • Na hora da efetivação de um seguro:

De maneira geral, diversas coberturas podem ser contratadas para os mais diversos ativos. Nosso foco será exclusivamente com relação ao Ativo Imobilizado, os bens patrimoniais da empresa, formados por:

√ Prédios & Construções

√ Máquinas & Equipamentos

√ Móveis & Utensílios

√ Computadores & periféricos

√ Veículos

  • Valor dos Ativos a serem devidamente segurados:

Sendo o valor de mercado e de reposição dos ativos, deve-se das uma atenção especial neste quesito, pois para valores muito diferentes da realidade podem encarecer o valor contratado do seguro ou também,  podendo incorrer em erro de mensuração correto dos valores e bens a serem segurados, correndo o risco de algum bem ficar fora na relação de bens segurados e ou, abaixo do valor a ser recuperado, fazendo com que a empresa não tenha uma cobertura de seguro ideal.

É muito importante estar com um projeto completo nesse quesito, para não ocorrer problemas, seja na recuperação monetária de sinistros e, assim como, em uma possível auditoria que possa a vir a ser feita na empresa.

  • Qual base para determinar estes valores?

Quando não se dispõe de um controle patrimonial efetivo, algumas empresas acabam determinando o valor a ser segurado com base no valor residual contábil gerando divergências nos valores seguros contra os valores possíveis de recuperação!

A partir da lei 11638/07, foi excluída a possibilidade das empresas de realizarem a reavaliação de seus ativos. Assim, com a depreciação mensal e sem os ajustes de avaliação, os ativos geralmente acabam tendo valores já depreciados nos registros contábeis.

Isso implica nos Balanços Patrimoniais da empresas! Registro de ativos imobilizados com seu valor abaixo do real. Nesse processo, os valores do Balanço Contábil não representam mais o real valor dos ativos a serem segurados.

  • Para Ativos mal mensurados:
  • O que realmente importa?
  • Bens segurados pelo real valor de mercado ou apólice barata?

Para ativos com valorados acima do real de mercado, pode acarretar prejuízos pela empresa contratante do seguro e ainda, ela pode não ter garantias do recebimento do valor assegurado na apólice, pois o valor a ser pago em caso do sinistro são calculados nos bens que tiveram alguma avaria. De outro lado, definir valores abaixo do valor real dos bens a serem segurados fará com que o valor final fechado na apólice seja bem inferior, gerando uma economia para a empresa, mas fazendo com que a empresa fique protegida parcialmente em caso de sinistro.

  • Aconteceu um sinistro?

Em um evento com sinistro, as seguradoras, após acionadas, fazem o levantamento de toda a documentação pertinente ao sinistro ocorrido e o levantamento dos ativos afetados para assim, começar os procedimentos da cobertura dos bens e com objetivo de minimizar o máximo o valor a ser reembolsado ao segurado e onde ocorreu o sinistro.

Após o levantamento dos bens sinistrados, é colocado em prática alguns critérios de rateio que pode impactar negativamente as expectativas de cobertura da empresa segurada. O Segurado pensa estar totalmente protegido e em casos de sinistro, podem acabar descobrindo falhas na mensuração do valor segurado na apólice e não conseguindo assim recuperar o maior valor econômico possível para os bens sinistrados.

  • As empresas estão totalmente protegidas?

Para que uma empresa esteja totalmente segurada, ela deve manter o controle de seus ativos de forma absoluta via laudos técnicos com base nas normas da ABNT (14653) e nos procedimentos do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), emitidos por empresas habilitadas e especializadas em Gestão de Ativos para que o único risco a correr seja mesmo um possível sinistro em suas instalações, mas com grande possibilidade de recuperação das perdas incorridas.

  • E a importância do Laudo de Avaliação Patrimonial

O Laudo de Avaliação Patrimonial atualizado e direcionado para uso a título de seguro, o contexto se muda por completo! A empresa terá embasamento técnico habilitado em avaliações de mercado via laudo identificando os bens de sua propriedade, arquivo fotográfico e valorados de acordo com as normas técnicas vigentes, e o mais importante, tudo realizado por profissionais externos especializados.

  • Precisa de especialistas no assunto?

A Controle Assessoria, Projetos e Gestão de Ativos Ltda atua no segmento de Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento de bens do Ativo imobilizado) em empresas de todo território nacional sendo Certificada ISO 9001:2015 e registrada nos principais conselhos de classe possuindo capacitação técnica para ajudar a resolver problemas de reconhecimento da base de bens e valoração a valor de mercado.

 

Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858

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