Análise SWOT: Definição, Características e Vantagens
Você já fez o planejamento estratégico da sua empresa? É aí que entra a Análise SWOT.
Uma ferramenta relativamente simples, ideal para começar o planejamento estratégico em sua empresa e que engloba a análise de cenários para tomada de decisões.
O que é Análise SWOT?
O termo SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
A análise fornece um diagnóstico da situação da própria empresa e do seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
As forças e fraquezas dizem respeito a sua empresa, ou seja, uma análise interna dos pontos positivos e negativos do negócio ou de um projeto.
Já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos, que estão fora do seu controle. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
Os componentes da Matriz SWOT
Ambiente Interno
Forças (Strengths)
Como o próprio nome diz, aqui são analisadas todas as forças, as vantagens internas da empresa em relação a seus concorrentes. Seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio.
Algumas perguntas podem te guiar nessa fase:
– Quais nossas melhores atividades e processos?
– Quais nossos melhores produtos?
– Quais nossos melhores recursos?
– Qual nossa maior vantagem competitiva?
– Qual é o nível de engajamento dos clientes?
– O quão felizes meus clientes estão?
Fraquezas (Weaknesses)
Aqui é o oposto. É preciso analisar quais as principais desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes e quais pontos podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa.
Seja sincero nessa etapa e se faça algumas perguntas:
– Por que meus clientes não estão engajados?
– Tenho uma mão-de-obra capacitada?
– Existem lacunas de treinamento?
– Por que a concorrência é escolhida?
– Nossas matérias-primas são de qualidade?
– Nossos processos são confiáveis?
Ambiente Externo
Oportunidades (Opportunities)
As oportunidades são as forças externas que impactam positivamente a empresa. Sendo assim, não se pode controlá-los, mas sim usufruí-los.
Elas podem surgir a qualquer momento, e o ideal é que você esteja preparado! Estamos falando de eventos como uma parceria com o seu concorrente, um modismo passageiro que aumente o consumo do seu produto, mudanças na política econômica do governo, novas leis, etc.
Ameaças (Threats)
Já as ameaças são forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. Elas devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar tanto o planejamento estratégico da empresa quanto os resultados.
É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o negócio como um todo: escassez de mão de obra, catástrofes naturais, novos concorrentes, entre outros.
Principais vantagens da Análise SWOT
Com a matriz organizada, se tem uma visão completa e assertiva das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Mas há outras vantagens da Análise FOFA:
Percepção de mercado
A análise dos ambientes auxilia o gestor a saber como a empresa está posicionada no mercado, assim como comparar a sua atuação com os concorrentes.
Serviços e produtos
A SWOT permite a possibilidade de identificar melhorias no portfólio do cliente.
Além disso, tendências para criar produtos também podem ser mapeadas.
Solução de problemas
O empresário tende a enxergar os problemas quando os pontos fracos são apontados. A própria análise dos mesmos pode dar insights valiosos para a solução.
Tomada de decisão
A análise da matriz SWOT pode ajudar na tomada de decisões, dando embasamento para os gestores perceberem se vale a pena ou não investir naquele projeto.
Priorização de ações
Com a construção da matriz SWOT, pode-se desenvolver planos e priorizar as atividades que precisam ter foco para atingir os objetivos do cliente.
Análise das estratégias realizadas
Além de apontar para soluções futuras, a SWOT permite que gestores avaliem as estratégias em andamento. Assim, é possível verificar quais devem ser replicadas, ajustadas ou desconsideradas.
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A análise SWOT ajuda a fundamentar qualquer tomada de decisão importante sobre a empresa, além de ser um dos pilares do planejamento estratégico.
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