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Laudo de Avaliação Patrimonial: saiba o que é e quem pode emiti-lo

15 de junho de 2022 | Tags:
Laudo de Avaliação Patrimonial: saiba o que é e descubra quem pode emiti-lo

Entender o que é e quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial é uma prática importante para todo empresário que deseja ter controle e sucesso em seu empreendimento. Afinal, é por meio desse documento que é possível saber, de fato, quanto vale o patrimônio de uma empresa. 

Fundamental para toda tomada de decisão que envolva operações como venda, aquisição, locação, incorporação, financiamento, venda de ações, indenizações.

es ou um processo de cisão/fusão, esse laudo funciona também como um parâmetro para estabelecer um preço justo em relação a essas transações e estar de acordo com lei. 

Quer entender melhor o que é esse documento e saber quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial? É só ler este post até o fim. Boa leitura! 

O que é laudo de avaliação patrimonial? 

Um laudo de avaliação patrimonial nada mais é do que um documento que define os valores do patrimônio de uma companhia. Por meio desse registro, é possível estipular importantes indicadores, como:

  • transações comerciais: esse critério define os valores de aquisição e venda de um determinado imóvel, como edificações e terrenos;
  • processos de fusão e afins: quando uma empresa está em processo de transição, prestes a realizar uma fusão ou uma cisão, por exemplo, o laudo de avaliação patrimonial define o valor real dos ativos antes da negociação ser realizada;
  • status do valor do negócio: nesse procedimento é possível determinar o valor real da empresa. Também conhecida como valuation, essa avaliação é realizada por meio de um método chamado de fluxo de caixa descontado, uma metodologia que permite medir os bens tangíveis e intangíveis de um negócio;
  • validação para a realização de financiamentos: por meio desse levantamento, é possível garantir um processo de financiamento. Isso porque ele comprova para a instituição bancária o valor real de seu negócio e apresenta os bens que possam servir como garantia; 
  • situação contábil da empresa: um laudo de avaliação patrimonial contábil é essencial e obrigatório por lei (11.638/07) para realizar controle interno e para a organização que deseja participar de licitações e realizar transações bancárias;
  • seguro: esse tipo de laudo é crucial quando você, gestor, que quer contratar um seguro. Isso porque, por meio dele, é possível avaliar de forma regular o valor de seu negócio e, assim, evitar que a companhia de seguro determine um valor que não seja justo para sua empresa. 
  • valor de bens móveis: ao realizar esse inventário, é possível determinar o custo dos bens móveis, como equipamentos, objetos e máquinas e, assim, definir o valor justo desses elementos. 
  • valor de bens intangíveis: esse levantamento é importante para estabelecer os valores de bens intangíveis, como marcas, custos com reposição e seguros, licenças e até valores de obras de arte, entre outros. 

Como é feito um laudo de avaliação patrimonial?

Um laudo de avaliação patrimonial apresenta três fases principais. São elas:

  1. custo de reprodução ou substituição: essencial para o planejamento de uma organização, esse custo funciona como um importante parâmetro para que o gestor possa direcionar o seu fluxo de caixa para a vida útil dos bens móveis avaliados; 
  2. definição do valor justo: nessa fase, o laudo mensura o valor dos bens e sua equivalência no mercado. Nessa etapa, é fundamental definir de forma categorizada e particular os bens. Para isso, é preciso aplicar três diferentes tipos de metodologia, como: a abordagem de mercado, a abordagem de receita e a abordagem de custo; 
  3. estabelecimento do valor residual: essa fase está relacionada ao valor estimado de uma organização no fim de sua vida útil econômica. Para realizar esse cálculo, é preciso avaliar, antes, o valor justo do empreendimento para, assim, mensurar, posteriormente as suas taxas de depreciação. 

Afinal, quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial?

Saber quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial é essencial para estar de acordo com a lei e assegurar que todas as operações de sua empresa relacionadas ao tema sejam realizadas de maneira correta. 

Para realizar um laudo de avaliação patrimonial é crucial cumprir as regras de contabilidade e estar de acordo com as aplicações requeridas pelas instituições financeiras e por companhias de seguro. 

Dessa forma, é primordial contar com profissionais gabaritados, experientes e que apliquem as técnicas exigidas de forma rigorosa, responsável e, é claro, ética. Por se tratar de um trabalho complexo e que conta com operações multidisciplinares, é importante que um laudo de avaliação patrimonial seja realizado por uma empresa especializada que tenha em seu time engenheiros, contadores e economistas experientes.

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