Plano de negócios: o que é, vantagens e como fazer um para o seu empreendimento
A mente empreendedora precisa de planejamento para converter ideias em negócios bem sucedidos, e o plano de negócios é uma peça fundamental para isso.
O Plano de Negócios é o documento usado para se definir o modelo, a estratégia, os recursos, as pessoas e os requisitos necessários para um empreendimento. Com um plano bem feito usando uma boa metodologia, são reduzidos os riscos de negócios enfrentarem problemas e aumentadas as suas chances de sucesso.
A velocidade das mudanças no capitalismo atual nos abre oportunidades todos os dias. E, para um mundo empreendedor, é necessária uma mente empreendedora. De acordo com o Relatório Anual do Global Entrepreunership Monitor de 2020, 23% da população economicamente ativa no Brasil estava engajada em iniciar um novo negócio ou abriu um negócio nos últimos 3,5 anos.
Para se ter uma comparação, nos Estados Unidos, país símbolo do capitalismo empreendedor, essa taxa foi de 17%. O empreendedorismo é uma das formas mais justas e eficazes de se horizontalizar a riqueza entre a população. Com uma boa ideia, muito trabalho, pessoas engajadas e um bom planejamento, qualquer um pode abrir um novo negócio.
Assim, qualquer pessoa pode aspirar uma maior riqueza para si mesma, ao mesmo tempo em que satisfaz alguma necessidade da população em seu entorno. Não que seja uma tarefa fácil, muito pelo contrário. Um relatório do SEBRAE de 2016 levantou que 42% das empresas fecham as portas em até 2 anos (excluindo MEIs).
O que é um Plano de Negócios?
E por que a mortalidade de empresas no Brasil é tão alta? Um estudo também realizado pelo SEBRAE de São Paulo em 2014 aponta que a principal causa do fracasso de empresas é a falta de planejamento prévio. Nada menos que 55% dos empresários entrevistados não elaborou um Plano de Negócios antes de abrir sua empresa.
O Plano de Negócios é a ferramenta básica para que se aprenda de forma mais profunda sobre o negócio que se quer abrir e o mercado em que está inserido e pode fornecer insights poderosos, que podem inclusive alterar a ideia inicial drasticamente. Ele nada mais é que um documento, produto de um período de reflexão e estudo do(s) sócio(s) antes de partir para a criação da empresa.
Por que fazer um Plano de Negócios?
De acordo com o modelo de Timmons, o tripé do empreendedorismo é composto pela Oportunidade, pelos Recursos disponíveis e pela Equipe. O Plano de Negócios serve de fiel entre a oportunidade identificada e os recursos disponíveis, avaliando e equilibrando a melhor forma de se maximizar o potencial da ideia de valor com as informações disponíveis no momento.
As outras duas intercessões Oportunidade – Equipe e Equipe – Recursos são potencializados pela Criatividade e pela Liderança, respectivamente. Isso tudo inserido em um ambiente de Incerteza e obedecendo as regras do Mercado de Capitais, tendo ainda a Sustentabilidade como base.
É importante manter os pés no chão
Há muitas vantagens em se preparar um bom Plano de Negócios antes de iniciar um empreendimento. A principal delas, é reduzir a chance de que os sócios se apaixonem pela ideia, assim perdendo a objetividade nas suas decisões. Quando idealizamos um novo projeto, é tentador que o botemos em um pedestal, como se fosse a solução genial para os maiores problemas da sociedade. Dificilmente será o caso.
Essa é uma ilusão causada pelo excesso de confiança do empreendedor no valor da sua ideia. Ela pode realmente ser boa, mas as que se tornam um Google ou um Uber não são muitas. O Plano de Negócios ajuda a manter os pés no chão durante o planejamento e a execução da empreitada, nele estarão os fatos como eles são e, mesmo que contenha alguns erros de calibração nas premissas (o que é comum), ainda será uma estimativa melhor da realidade do que a imagem que os fundadores têm na cabeça.
Esse pode ser o diferencial entre um projeto que não deu certo abortado a tempo, ou então na insistência em uma empreitada sem futuro que trará danos graves acumulados no seu decurso.
Compreensão profunda do empreendimento
Uma segunda vantagem importante é que, durante a elaboração do Plano de Negócios, seus elaboradores serão obrigados a mergulhar profundamente no contexto do empreendimento. Assim, terão que estudar a fundo o mercado no qual está inserido, seus clientes, fornecedores, concorrentes. Além disso, levantarão o ambiente regulatório aplicável e assim garantir que sua implantação não encontrará barreiras legais. Por fim, serão forçados a pensar nas estratégias de marketing mais eficazes para lançar seu produto ou serviço.
E tudo isso, no fim, trará duas consequências importantes. Primeiramente, reduzirá os erros que serão cometidos durante a implantação. Eles não serão evitados por completo, pois isso não é possível no ambiente de incerteza de uma nova empresa, mas tenderão a ser menos frequentes e a terem menos impacto do que se não existisse um plano. Além disso, poderá trazer insights críticos que potencializarão o valor do negócio, às vezes até alterando por completo a ideia inicial de como agarrar a oportunidade vislumbrada.
Plano de Negócios também tem a ver com comunicação
A terceira vantagem que vale a pena mencionar aqui é que o Plano de Negócios é uma poderosa ferramenta de comunicação com os diferentes stakeholders. Ele pode ser utilizado para captar financiamento externo de potenciais investidores, como venture capital ou investidores anjo, por exemplo.
Ou então, em uma versão simplificada e mais objetiva, pode ser apresentado para potenciais clientes e auxiliar a fechar vendas. Ou ainda, como meta inicial a ser buscada pela empresa nos seus primeiros anos, direcionando os esforços para que atendam às expectativas iniciais desenhadas.
Uma empreitada pode sim dar muito certo sem ter um Plano de Negócios. Porém as vantagens em se fazer um sem dúvida se sobrepõem à vantagem de se correr com a execução sem planejar muito bem antes. Quando se planeja melhor, suas chances de se ter sucesso serão maiores.
Como fazer um Plano de Negócios
O Plano de Negócios nada mais é que um documento preparado depois de muito estudo. Nele estarão as principais premissas e projeções para a empresa e espera-se que, quando pronto, seja capaz de aumentar em muito a sua possibilidade de sucesso. Há algumas ferramentas que podem ajudar a criar um Plano de Negócios.
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