O que é administração financeira: tudo o que você precisa saber
Apesar de parecer um conceito simples, administração financeira envolve mais detalhes do que aqueles que pressupomos em um julgamento inicial. E entender cada atributo dessa área é fundamental para que um empreendedor possa potencializar o desempenho de sua empresa e colher resultados positivos.
Para que isso seja posto em prática, produzimos esse artigo com as principais informações referentes a esse conceito, desde o que é, teoricamente falando, até suas funções práticas e os benefícios que o gestor pode ter em seu negócio.
Então, continue a leitura desse texto e aprenda todas as principais informações que você precisa saber sobre administração financeira.
O que é administração financeira?
O conceito de administração financeira se refere a uma série de métodos com o objetivo principal de gerir bem e eficientemente os recursos de um empreendimento. Por mais que pareça amplo, existem fundamentos por trás dessa metodologia que a tornam imensamente importante para ser aplicada na rotina da empresa.
Tudo isso em prol de um planejamento e controle maior do setor financeiro da organização.
Para que isso seja possível, cabe aos responsáveis por essa área analisar constantemente os dados, fazer um controle de custos e planejar com eficácia como será a gestão das finanças.
Por fim, os resultados dessas atitudes constatarão a realidade financeira do seu negócio: se ele está crescendo, e de maneira sustentável, se ele está estagnado, ou, em uma situação mais desfavorável, se ele está regredindo.
Funções da administração financeira
Essas atitudes perpassam pelas principais funcionalidades na área da administração financeira. E o gestor só conseguirá colher os resultados positivos e ver na prática a importância dessa metodologia caso aplique essas funções no cotidiano da empresa.
Assim, as principais funções dos responsáveis por esse departamento são:
- Análise de relatórios e dados financeiros, por meio de balancetes, balanço patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
- Elaborar estratégias para potencializar o desempenho e os lucros da empresa;
- Administrar o capital de giro;
- Controle do estoque;
- Acompanhamento do número de vendas;
- Emitir boletos e notas fiscais;
- Captar recursos financeiros fundamentais para o desenvolvimento do negócio;
- Elaborar o orçamento financeiro;
- Fazer uma avaliação do fluxo de caixa;
- Realizar cobranças.
Qual a importância da administração financeira?
Executar essas funções é fundamental para que a importância da administração financeira seja vislumbrada na prática. Além disso, só por meio delas que o gestor conseguirá enxergar os principais benefícios dessa metodologia.
E nem precisamos de muitas palavras para atribuir a importância dessa área: ela é o coração de uma empresa.
Um negócio que não tem eficácia no cuidado com a administração das finanças tende a não se desenvolver. Com isso, as chances de a empresa falir são cada vez maiores diante dessa situação.
Ainda mais se considerarmos que os principais motivos de um empreendimento fechar suas portas têm a ver com a parte financeira, dentre essas causas podemos citar:
- Falta de controle financeiro;
- Misturar contas pessoais com as da empresa;
- Não elaborar um plano de negócios;
- Ausência de investimento em marketing;
- Fluxo de caixa inconsistente.
Mesmo em um cenário de recuperação econômica, com um número grande de empresas abrindo no Brasil, a quantidade de empreendimentos que fecham também é significativa.
De acordo com o Mapa das Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, 1.410.870 de negócios fecharam as portas em 2021, o que representou um aumento de 34,6% em relação ao ano anterior.
Com certeza, só de você estar aqui, procurando entender melhor sobre o que é administração financeira, significa que está mais propenso a colher os benefícios que citaremos no tópico a seguir, do que fazer parte dessa trágica estatística.
Benefícios mais eficientes
O principal benefício tido na prática eficiente da administração financeira é o aumento das possibilidades de se ter lucros. Isso é imensamente importante em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo.
Uma precificação feita erroneamente pode ser uma alavancagem para seu concorrente crescer e você se estagnar.
Até mesmo para quem tem pretensões de expandir o negócio. Obviamente, isso se torna impossível se suas finanças não estiverem bem organizadas e em dia. Um investimento deve ser feito apenas quando for bem elaborado e seguir um assertivo planejamento financeiro.
Se a sua empresa estiver com dívidas e colhendo prejuízo atrás de prejuízo, até os investimentos mínimos serão mais difíceis de serem concretizados.
De maneira geral, os benefícios que se tem são:
- Potencialização do desempenho da empresa;
- Redução de custos;
- Aumento da lucratividade;
- Retorno mais expressivo sobre os investimentos feitos;
- Mais atribuições para os recursos;
- Cumprimento dos prazos;
- Menos contração de dívidas;
- Crescimento sustentável e organizado da empresa;
- Visão mais ampla das finanças;
- Mais facilidade para tomada de decisões;
Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858