Diferença entre Amortização, Depreciação e Exaustão
Basicamente a diferença entre Amortização, Depreciação e Exaustão está nos tipos patrimoniais que receberão a redução, os tipos são: Intangível, Tangível e Recursos Naturais esgotáveis.
A amortização é a redução do valor dos bens Intangíveis, a depreciação dos bens tangíveis, já a exaustão é a redução dos bens referentes aos recursos naturais esgotáveis.
AMORTIZAÇÃO
A amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.
Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado, e a despesa de amortização para cada período deve ser reconhecida no resultado.
Como exemplos de intangíveis, os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, softwares e o fundo de comércio adquirido.
Mensalmente deve ser contabilizada a amortização desses bens, em conta redutora específica.
Alguns exemplos de Ativos que sofrem Amortização:
- Marcas e Patentes
- Softwares e Websites
- Direitos Autorais
- Know-How (no caso de transferência de propriedade intelectual, métodos produtivos, etc.)
- Tecnologia
DEPRECIAÇÃO
Para fins contábeis, a depreciação indica o quanto do valor de um ativo foi utilizado. Para fins tributários, as empresas podem deduzir o custo dos ativos tangíveis que compram como despesas de negócio, no entanto, as empresas devem depreciar estes ativos de acordo com as regras da Receita Federal sobre como e quando a dedução pode ser tomada com base no que o ativo é e quanto tempo vai durar.
Métodos Existentes
- Método linear, também conhecido como da cotas constantes
- Método da soma dos dígitos
- Método das unidades produzidas
Alguns exemplos de bens que sofrem Depreciação:
- Edifícios
- Máquinas e Equipamentos
- Móveis e Utensílios
- Instalações
- Veículos
- Computadores e Periféricos
EXAUSTÃO
É a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se na contabilidade, simetricamente conhecida como jazida, a quota de exaustão.
Tratando-se de floresta natural, a quota de exaustão será determinada mediante relação percentual entre os recursos florestais extraídos no período e o volume dos recursos florestais existentes no início do mesmo período.
Alguns exemplos de bens que sofrem os efeitos da Exaustão:
- Florestas
- Jazidas de metais (ferro, ouro, alumínio, etc.);
- Jazidas de rochas
- Canaviais ou pastagens
- Reservas de petróleo
Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858