Avaliação de Marcas
A Avaliação de Marcas (Brand Valuation), como é chamada a avaliação econômica da marca, está justificada pela importância desse ativo intangível para as empresas.
A marca já foi vista apenas como uma questão de imagem. Atualmente se sabe que representa muito mais do que isso.
Trata-se de um dos principais ativos das organizações. É uma das maiores fontes de criação de valor para as empresas.
Ao gerar reconhecimento, a marca auxilia na decisão de compra pela garantia de qualidade.
Além disso, satisfaz necessidades de expressão pessoal do consumidor.
E ainda, cria valor econômico para empresa por vários motivos.
Veja alguns deles para você entender a importância da avaliação de marcas:
- Qualifica o produto e permite vendê-lo por um preço maior, gerando maior valor agregado;
- Gera lealdade por parte dos consumidores e estabelece demanda estável no longo prazo;
- Permite aumentar o volume de vendas;
- A força da marca e seu valor podem ser transferidos para uma nova categoria de produtos ou para nova marca;
- O maior reconhecimento e lealdade, gera menor custo para venda, para retenção e aquisição de clientes;
- Esse reconhecimento também diminui o custo de marketing e publicidade.
BRAND VALUATION E O VALOR DA MARCA
Para além de reconhecer o valor da marca no sentido de sua importância, é importante aferi-lo em termos objetivos.
A avaliação de marcas, também chamada de Branding Valuation, permite mensurar o quanto ela realmente representa em termos de valor para a empresa.
Os métodos mais comuns de avaliação da marca são baseados em custo, mercado e lucros.
Sendo esse último, baseado em lucros, o mais apropriado porque permite mensurar o potencial de crescimento das receitas futuras da empresa, consequentemente da marca.
Há muitas estratégias para realizar a brand valuation baseada em lucros. Dentre as mais conhecidas e utilizadas está o método chamado Royalty Relief associado a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre (FCD), muito utilizada em avaliação econômico-financeira de empresas.
BENEFÍCIOS DA AVALIAÇÃO DE MARCAS
O Brand Valuation é fundamental porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa pode ser maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.
O laudo de avaliação da marca tem várias aplicações. Listamos algumas delas abaixo:
- Balanço da empresa;
- Equidade em processos de fusão e/ou aquisição;
- Licenciamento e franquia;
- Atração de investidores;
- Gerenciamento de risco e suporte em caso de litígio;
- Balanced scorecard da marca;
- Ferramenta gerencial para definição de estratégia de marca;
- Direcionamento de investimentos em marketing;
- Identificação de oportunidades para alavancar ou fortalecer a marca, já que o processo de avaliação da marca reúne dados financeiros, de mercado e de consumidores;
Direcionamento de decisões estratégicas com relação ao modelo de negócios e ao desenvolvimento de novos produtos e novas marcas.
Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858