Trabalhe conosco Primeira empresa do ramo certificada com a ISO 9001:2015 Trabalhe conosco

Avaliação de Marcas

9 de maio de 2022 | Tags:
Avaliação de Marcas

A Avaliação de Marcas (Brand Valuation), como é chamada a avaliação econômica da marca, está justificada pela importância desse ativo intangível para as empresas.

A marca já foi vista apenas como uma questão de imagem. Atualmente se sabe que representa muito mais do que isso.

Trata-se de um dos principais ativos das organizações. É uma das maiores fontes de criação de valor para as empresas.

Ao gerar reconhecimento, a marca auxilia na decisão de compra pela garantia de qualidade.

Além disso, satisfaz necessidades de expressão pessoal do consumidor.

E ainda, cria valor econômico para empresa por vários motivos.

Veja alguns deles para você entender a importância da avaliação de marcas:

  • Qualifica o produto e permite vendê-lo por um preço maior, gerando maior valor agregado;
  • Gera lealdade por parte dos consumidores e estabelece demanda estável no longo prazo;
  • Permite aumentar o volume de vendas;
  • A força da marca e seu valor podem ser transferidos para uma nova categoria de produtos ou para nova marca;
  • O maior reconhecimento e lealdade, gera menor custo para venda, para retenção e aquisição de clientes;
  • Esse reconhecimento também diminui o custo de marketing e publicidade.

 

BRAND VALUATION E O VALOR DA MARCA

Para além de reconhecer o valor da marca no sentido de sua importância, é importante aferi-lo em termos objetivos.

A avaliação de marcas, também chamada de Branding Valuation, permite mensurar o quanto ela realmente representa em termos de valor para a empresa.

Os métodos mais comuns de avaliação da marca são baseados em custo, mercado e lucros.

Sendo esse último, baseado em lucros, o mais apropriado porque permite mensurar o potencial de crescimento das receitas futuras da empresa, consequentemente da marca.

Há muitas estratégias para realizar a brand valuation baseada em lucros. Dentre as mais conhecidas e utilizadas está o método chamado Royalty Relief associado a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado Livre (FCD), muito utilizada em avaliação econômico-financeira de empresas.

 

BENEFÍCIOS DA AVALIAÇÃO DE MARCAS

O Brand Valuation é fundamental porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa pode ser maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.

O laudo de avaliação da marca tem várias aplicações. Listamos algumas delas abaixo:

  • Balanço da empresa;
  • Equidade em processos de fusão e/ou aquisição;
  • Licenciamento e franquia;
  • Atração de investidores;
  • Gerenciamento de risco e suporte em caso de litígio;
  • Balanced scorecard da marca;
  • Ferramenta gerencial para definição de estratégia de marca;
  • Direcionamento de investimentos em marketing;
  • Identificação de oportunidades para alavancar ou fortalecer a marca, já que o processo de avaliação da marca reúne dados financeiros, de mercado e de consumidores;

Direcionamento de decisões estratégicas com relação ao modelo de negócios e ao desenvolvimento de novos produtos e novas marcas.

Ficou interessado? Fale conosco para maiores informações. Contate-nos sem compromisso: www.controle-rs.com.br/orcamento ou ligue (54) 3066-4808 ou (54) 9.9974-4858

Orçamento